Portanto, pelo menos 4 meses antes de engravidar, você deve procurar seu ginecologista para fazer os exames pré-concepcionais a fim de detectar doenças contraídas no passado e as que estiverem ativas, as quais podem significar algum risco para a sua gestação, o desenvolvimento do seu bebê ou mesmo para você.
Ela pode incluir além dos de sangue e ultrassom transvaginal procedimentos como: Histerossalpingografia: Exame de raio x que é feito com auxilio de contraste para verificar a situação das trompas e do útero em si. Ultrassom no primeiro trimestre O obstetra pode pedir um ultrassom nos primeiros três meses de gravidez pelos seguintes motivos:. Normalmente durante a gravidez não se realiza o exame do papanicolau, ele só volta a ser feito passados seis meses do nascimento do bebê.
Os exames que a mulher deve fazer para saber se pode engravidar ou não são feitos com objetivo de analisar os fatores relacionados à fertilidade feminina, como problemas hormonais e de ovulação, integridade anatômica do útero, trompas e colo uterino, incompatibilidades entre os espermatozoides e os óvulos e endometriose.
Como saber se estou grávida fazendo exame de sangue? O exame de beta HCG de sangue é mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, por isso ele pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. Exame de sangue: tem como objetivo checar o estado das células sanguíneas para verificar, por exemplo, a imunidade da mulher contra doenças como rubéola, que pode provocar anomalias no feto se.
O exame costuma ser feito em laboratórios ou no hospital, mas alguns médicos possuem o aparelho no próprio consultório, não para fazer um exame completo, apenas para uma "olhada". E todas as futuras gestantes precisam ter todas as vacinas em dia! Mas não são só os exames antes de engravidar que podem garantir uma gestação saudável!.