Mestrados e cursos de Arqueologia em Brasil - Educaedu

Arqueólogo: conheça a profissão e qual curso fazer para entrar na área


Olá Pedro. Você pode fazer um mestrado em Arqueologia. Não há qualquer impedimento para que você curse mestrado em Arqueologia sendo graduado em História. Assim você poderá atuar na Arqueologia. No entanto, apesar disso, muitos graduados em Arqueologia encontram trabalho dentro das áreas de interesse semelhantes. Muitos fazem uso de seu conhecimento histórico e capacidade analítica para trabalhar dentro de estabelecimentos de ensino, tais como museus como curadores e arquivistas. Por outro lado, os especialistas também utilizam fotografias aéreas, análises cartográficas e topográficas, detectores eletromagnéticos e outros métodos geocientíficos para fazer essas descobertas. Para você ter uma ideia, até mesmo a Bíblia é utilizada como referência na região de Israel, Egito e outras para encontrar os vestígios.


cursos de arqueologia no brasil


E onde tem Doutoradoem Arqueologia no Brasil?

Cursos de arqueologia no brasil - Arqueologia é um curso que exige que os candidatos demonstrem uma ampla gama de habilidades; a capacidade de analisar dados históricos, o conhecimento em ciência física e social, bem como a capacidade de avaliar o impacto que importantes datas históricas tiveram ao moldar a sociedade de hoje. Ao contrário de outros cursos da área de Humanas como a história, a Arqueologia não só exige conhecimento aprofundado em uma ampla variedade de assuntos, mas exige mais horas em sala de aula. Os alunos que aproveitam o máximo de uma graduação em Arqueologia são aqueles que demonstram uma paixão pela área, além de serem dedicados, motivados e organizados.


O curso propõe a elaboração de projetos de pesquisa e executivos e desenvolve habilidades cognitivas e metodológicas que permitem ação efetiva, tanto nas pesquisas de campo, quanto nas de laboratório. Gratidão! Excelente site com informações precisas e esclarecedoras! Eu que aos 53 anos as vezes penso em estudar adorei, pois sempre achei q Historia me levaria as ruínas das antigas civilizações e seu texto me mostrou um lindo leque de opções ! No começo, as atividades se restringem a trabalho de campo, limpeza de áreas de escavação, estudo das populações indígenas antigas e suas histórias, e coleta de materiais arqueológicos. Se optar pela carreira acadêmica, vale a pena iniciar um mestrado logo após a graduação, a fim de dar continuidade às pesquisas. Ah, Márcia, se pudesse me tirar mais uma dúvida é o seguinte: tenho pesquisado em sites da internet sobre a perspectiva do futuro de um estudante de arqueologia, e o que encontro são boas perspectivas, quase nenhuma negativa.


Boa noite Elizamara,
Não, você só faz assim que completar o Ensino Médio e prestar um vestibular para a área, isto independente da idade.
Nesta lista você pode encontrar Universidades onde poderá fazer uma graduação em Arqueologia: E3808C-brasil-E3808D/
Abraços. E você, está pronto para fazer a sua inscrição no Enem e no vestibular para começar uma faculdade de arqueologia? Conheça o plano de estudos da Stoodi e veja como nosso planejamento se adapta ao seu curso e universidade para aumentar sua chance de aprovação! Olá Ana Karoline,
Com uma licenciatura em História e com um mestrado ou doutorado em Arqueologia você poderá fazer os dois (ser cientista pesquisadora e ser professora).
Abraços. Olá Darlãn,
Trabalhando com Arqueologia aqui no Brasil você terá áreas diferentes para atuar. Se você fala em termos de especialização existe a Zooarqueologia, a Osteoarqueologia (nem sei se é assim que está sendo chamada aqui no Brasil), análise de líticos, cerâmica, faianças, estruturas arquitetônicas, subaquática etc. Isto você decide após entrar em um curso.


E onde tem Mestrado em Arqueologia no Brasil?


Um simulador de nota de corte criado com base no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e no Sistema de Seleção Unificada (SISU) determina que: No Reino Unido,os interessados por uma graduação em Arqueologia devem ter uma qualificação de nível avançado (os chamados cursos A-level ou outros cursos preparatórios equivalentes) ou, para os cursos de pós-graduação, ter a média final de 2:1 ou equivalente (mínimo de 70 e 79 de aproveitamento) em uma área de estudo relacionada, como geografia ou história. Diferentes universidades têm diferentes requisitos de entrada, mas todos esperam que os candidatos estrangeiros tenham uma pontuação mínima de 6,0 no teste IELTS ( ou o equivalente em outro exame de proficiência em inglês, como o TOEFL) se eles não forem falantes nativos de inglês. Alguns estabelecimentos de maior prestígio podem não aceitar alunos a menos que obtenham nota mínima de 6. 5. O arqueólogo é o profissional que se dedica ao estudo, pesquisa e análise de objetos antigos, inscrições em pedras e outras marcas do passado que mostram a ocupação de territórios.


Esse profissional, além de analisar essas provas, cria hipóteses sobre como eram a vida e a organização social de povos que, num passado distante, viveram em determinadas regiões. A Arqueologia é vital por permitir obter a compreensão do passado; especialmente no caso das civilizações mais antigas, na quais os níveis de alfabetização eram baixos e não há nenhum registro escrito para ser estudado por historiadores. Como já citamos anteriormente, o curso de Arqueologia tem como disciplinas básicas História, Geografia, Antropologia, Cartografia, entre outros. Conheça as principais disciplinas teóricas que um futuro arqueólogo encontrará em seus quatro anos na graduação superior: Confira neste artigo todas as informações que vão ajudar você a conhecer mais sobre a profissão de arqueólogo, qual faculdade para ser arqueólogo, como é o mercado de trabalho para essa área, entre outras informações relevantes para quem quer entrar na área. Vamos lá? Ele pode trabalhar em centros de pesquisa, universidades, e também como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos, antes da construção de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, gasodutos, rodovias ou indústrias.



Acerca do mercado de trabalho: existe no nosso país uma forte inclinação para a Arqueologia de Contrato (fazendo um parecer do potencial arqueológico de uma determinada área), embora seja lamentável como é levada por alguns dos nossos pares. Você também poderá dar aulas em Universidades ou escrever livros.
Está crescendo o número de empresas de Arqueologia, algumas, inclusive, com carteira assinada.
Abraços. Nota importante: Nenhum curso de mestrado exige que oaluno tenha experiência anterior em arqueologia! Exige apenas que o alunoproponha um projeto depesquisa e que faça uma prova com base nas bibliografias recomendadas pelo próprio curso. Portanto, você pode, realmente, se formar em praticamente QUALQUER outro curso antes do mestrado, DESDE que você escreva o projeto e passe na prova. De Egiptologia não existe em parte alguma do Brasil, mas disciplinas de Arqueologia Egípcia existe no Museu Nacional (Pós-graduação) e na Universidade Federal de Sergipe (graduação).
Abraços. Como em qualquer curso de graduação, é preciso fazer vestibular ou utilizar o Enem para entrar em uma faculdade de arqueologia, seja pública, seja privada.



Concordo. Infelizmente, aqui no Brasil, a arqueologia não é tão valorizada como outras áreas da ciência. É uma vergonha que no estado de São Paulo ainda não exista graduação de arqueologia em uma universidade pública. Além disto, ambos os cursos costumam fornecer disciplinas de estatística e metodologia científica além de atividades para adquirir experiência nas duas disciplinas. Ambas as disciplinas são fundamentais para quem pretende se tornar um cientista, o que inclui a arqueologia. História não trabalha apenas com documentos escritos. Historiadores observam tudo que é produzido pelo ser humano, documentos materiais ou não, sejam estes objetos confecionados antes ou depois da escrita tudo é história, talvez os métodos de pesquisa entre a história é a arqueologia sejam diferentes, mas no final das contas tudo é história.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem